×

Polícia Federal descobre festas com luxo dentro de presídio em Pernambuco

A Polícia Federal encontrou vídeos no celular de um dos presos do Presídio de Igarassu, em Pernambuco, que revelam festas dentro da unidade, com bebidas alcoólicas, samba, buffet, churrasco e quartos equipados com videogames, televisões e sistemas de som e iluminação.

O que aconteceu

Polícia Federal realizou a Operação La Catedral. A ação deflagrada na última terça-feira (25) teve como objetivo desmantelar uma organização criminosa composta por detentos e policiais penais que atuavam no Presídio de Igarassu, em Recife.

Autoridades eram coniventes. A investigação aponta que agentes penitenciários e até o diretor do presídio faziam parte de um esquema criminoso, permitindo a realização dos eventos e facilitando a prática de crimes como corrupção e tráfico de drogas.

Investigação apontou o detento como líder do esquema. Lyferson Barbosa da Silva — que já foi transferido para um presídio federal — comandava as atividades ilícitas na unidade, incluindo a venda e o consumo de drogas. Para isso, contava com o apoio de servidores do sistema prisional e do próprio diretor do presídio. O esquema operou durante sete anos.

Foram identificados atos de corrupção praticados por policiais penais. Além de receberem propina, os agentes concediam acessos indevidos a sistemas internos, favorecendo detentos. O diretor do presídio, segundo informações do programa Fantástico de hoje, já havia sido afastado antes da operação.